5ª Feira Vegana de Porto Alegre ocorre no próximo domingo

Foto: Márcio Bueno

Foto: Márcio Bueno

Doces, salgados, pães, queijos, lanches, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, roupas e acessórios, tudo sem nada de origem animal. Os produtos podem ser encontrados na 5ª Feira Vegana de Porto Alegre, que acontece no dia 21 de junho, no Studio Q (Rua Dr. Timóteo, 395), das 12h às 17h.

Em um só local, veganos, vegetarianos e o público interessado em um estilo de vida mais saudável e sem crueldade vão conferir uma grande variedade de produtos totalmente veganos e livres de testes realizados em animais, algo ainda raro de se encontrar nos grandes centros, apesar do crescimento inquestionável do veganismo ao redor do mundo.

A Feira, que já está em sua quinta edição, teve início em novembro de 2014, a partir de uma idéia do casal Taís Duranti Pereira e Márcio Brufatto, de Porto Alegre. “A ideia surgiu primeiramente do delivery. A gente queria abrir um mercado vegano na cidade, nos mesmos moldes de um mercado tradicional, com tudo o que um oferece, mas encontramos dificuldades em abrir uma loja física, então decidimos criar um delivery”, explica Taís, que desde o início quis criar uma feira para reunir pessoas interessadas no veganismo para divulgar, não só os produtos do Delivery Veg, como de outros empreendedores da área. “A gente tem que se unir, tanto como vegano quanto como comerciante. Se não existe uma união entre determinada classe as coisas ficam mais complicadas.”, completa.

O evento reunirá cerca de 20 expositores de diferentes seguimentos, entre comerciantes, coletivos e ONGs, e promete atrair um grande público, superando o número de visitantes de feiras anteriores. “Muita gente que compareceu às últimas feiras não é vegana ainda, mas estava em busca de conhecer os produtos. Também havia pessoas interessadas em alimentos naturais, sem glúten e açúcar, e intolerantes à lactose. Muitos saíram mais conscientes, depois de conversar com os ativistas e expositores das ONGs”, comenta a idealizadora da Feira. E quem pensa que os alimentos à base de vegetais são sem graça e não chamam a atenção, pode se surpreender ao visitar uma feira vegana. “Fiquei surpreso com o sabor dos doces e salgados que experimentei, muito parecidos com os feitos com carne ou leite, além de serem uma alternativa livre de crueldade e mais saudáveis”, diz Roger Osório, que visitou a quarta edição do evento.

Sobre o veganismo

O veganismo é uma opção de vida em que não se consome nenhum produto de origem animal ou testado em animais. Segundo uma pesquisa do Ibope, realizada em 2012, 8% dos brasileiros (em torno de 15 milhões de pessoas) se declaram vegetarianas, ou seja, possuem uma dieta à base de plantas. A dieta, por não possuir leite ou derivados, é atraente para os intolerantes à lactose – hoje, quase 70% são intolerantes em algum nível.

A principal motivação dos adeptos, em sua grande maioria, é a compaixão e o respeito pelos animais, e muitos também levam em conta as questões nutricionais, já que diversos estudos científicos comprovam os malefícios do consumo de produtos de origem animal à saúde humana.

O que: 5ª Feira Vegana de Porto Alegre

Quando: 21 de junho, domingo

Onde: Studio Q (Rua Dr. Timóteo, 395) Horário: 12h às 17h

Entrada franca

Página da Feira: https://www.facebook.com/feiraveganaportoalegre

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1403784446616556/